Fugesp



Bulário Fugesp

Terapia cardíaca
Veja também:  

Dinitrato de isossorbida
Farmacologia básica – O dinitrato de isossorbida é vasodilatador, atuando na musculatura lisa, sendo importante vasodilatador coronariano e anti-anginoso. O dinitrato de isossorbida, diferentemente do mononitrato de isossorbida, tem desprezível primeira passagem hepática, tendo, portanto, eficácia longa após a ingestão do medicamento. A longo prazo pode levar a uma certa tolerância, requerendo reajustes da dose. Os nitratos em geral originam óxido nítrico, por trajetos metabólicos não inteiramente conhecidos. É utilizado por via oral e sublingual.
Dosagem – A dose média é da ordem de 10 a 30mg de dinitrato de isossorbida 2 a 3 vezes ao dia, iniciando-se com doses menores.
Indicações – Angina. Coronariopatias. Perfusão do miocárdio.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A indicação incorreta é em si mesmo uma contra indicação, sendo, pelo contrário, importantíssimo o uso do dinitrato de isossorbida na indicação precisa. A causa da angina pode, e deve requerer outros recursos, conforme a orientação cardiológica atualizada. Os nitratos podem interagir, em risco vital, com inibidores das fosfodiesterases, como sildenafil, tadalafila, vardenafila e símiles.
Denominação genérica – Dinitrato de isossorbida.
Comercialização exemplificada – Isordil (Sigma Pharma), Isocord (Evolabis), Angil (Sanval).

 
Veja também:

- Amiodarona
- Cloridrato de propafenona
- Digoxina
- Dinitrato de isossorbida

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -