Fugesp



Bulário Fugesp

Antianêmicos
Veja também:  

Sulfato ferroso
Farmacologia básica – O ferro é elemento essencial à vida, pertencendo a fórmula da hemoglobina. A hemoglobina contém 75% do ferro corpóreo, reservando-se ferro como ferritina e hemossiderina. O ferro está presente na mioglobina, em enzimas e na siderofilina. Em cada grama de hemoglobina estão presente 3,35mg de ferro. O ferro é absorvido na forma de ferro bivalente no duodeno e jejuno-ílio. É excretado por esfoliação de epitélios, havendo, pois, pequena via de excreção no indivíduo normal. As hemorragias, de qualquer procedência física, levam à anemia por perda de ferro. A desnutrição e parasitoses são igualmente causa de anemia-ferropriva, salientando-se, entre as parasitoses, a ancilostomíase. É utilizado por via oral.
Dosagem – Como sulfato ferroso é utilizado na dose de 25mg/ml ou em comprimidos de 40mg.
Indicações – Anemia-ferropriva. Hemorragias, inclusive de origem ginecológica. Desnutrição. Neoplasias. Parasitoses intestinais (ancilostomíase).
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Toda situação clínica em que possa haver sobrecarga de ferro, a exemplo das anemias hemolíticas, da hemosiderose e da hemocromatose.
Denominação genérica – Sulfato ferroso.
Comercialização exemplificada – Noripurum e Noripurum fólico (Altana Pharma), Iberol (Abott), Iberin fólico (Abott), Ferrotrat (Medley), FER-IN-SOL gotas (Bristol Myers –Squibb).

 
Veja também:

- Ácido fólico
- Sulfato ferroso

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -