Fugesp



Bulário Fugesp

Esôfago, estômago e duodeno
Veja também:  

Rabeprazol
Farmacologia básica – O rabeprazol pertence ao grupo dos bloqueadores de bomba protônica da célula parietal do estômago, atuando no sistema ATPase H+/ K + . Bloqueia significantemente a secreção gástrica do estômago. Em termos metabólicos utiliza o trajeto P450, CYP2C19 e CYP3A4 com características metabólicas que lhe conferem mínima interação medicamentosa, particularmente não significativas em relação à varfarina, fenitoína, teofilina e diazepínicos. Pode interferir na absorção do cetoconazol que é diminuída e elevar a absorção de digoxina. É utilizado por via oral.
Dosagem – As doses variam entre 10 e 20mg/dia, sendo a dose de 20mg/dia o tratamento habitual para as gastropatias agudas.
Indicações – Como parte do tratamento da úlcera péptica das gastrites secretoras e das esofagites de refluxo.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O produto é de modo geral bem tolerado podendo ocorrer efeitos adversos como cefaléias, diarréias, dores abdominais, astenias, flatulência, secura na boca e erupções cutâneas; em incidência inferior a 5% registraram-se tosse, insônia, sonolência, cãibras, dores articulares e febre. A interação medicamentosa é praticamente desprezível para a varfarina, fenitoína, teofilina e diazepínicos. Pode interferir na absorção de cetoconazol, que rebaixa em 33% e da digoxina que eleva em 22%.
Denominação genérica – Rabeprazol sódico.
Comercialização exemplificada – Pariet (Janssen-Cilag).

 
Veja também:

- Cimetidina
- Esomeprazol
- Lansoprazol
- Omeprazol
- Pantoprazol
- Rabeprazol
- PPIs + Antibióticos (Erradicação do Helicobacter pylori)
- Ranitidina
- Hidróxido de Alumínio
- Hidróxido de Magnésio
- Sucralfato
- Metoclopramida
- Domperidona
- Bromoprida

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -