Fugesp



Bulário Fugesp

Esôfago, estômago e duodeno
Veja também:  

Pantoprazol
Farmacologia básica – O pantoprazol é metabolizado pelo sistema P450 do fígado, com particularidades metabólicas próprias, através de CYP2C19 e CYP3A, com rápida depuração pelo retículo endoplasmático na Fase II, de tal forma que praticamente não tem ação interativa com outros medicamentos. É utilizado por via oral e venosa.
Dosagem – É utilizado na dose de 20 ou 40mg /dia, conforme a peculiaridade dos casos.
Indicações – Está indicado como parte do tratamento de esofagite de refluxo, das úlceras pépticas gástricas e duodenais, nas dispepsias ulcerosas e gastrites secretoras, bem como na síndrome de Zollinger - Ellison. Tem prioridade em pacientes que necessitam de múltiplos medicamentos, sujeitos a interação medicamentosa, que é mínima no pantoprazol. 
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa- O pantoprazol é de regra bem tolerado. Pelas características de sua metabolização hepática, praticamente não interage com medicamentos como carbamazepina, cafeína, diazepan, diclofenaco, etanol, glibenclamida, metoprolol, naproxeno, nifedipina, fenitoína, piroxicam, teofilina e contraceptivos orais. A possível interação com varfarina é quase desprezível, não se excluindo, entretanto, a monitorização através da medida do tempo de protrombina. Pode ocorrer diarréia ou constipação e sintomas dispépticos e, eventualmente, cefaléia. Reações alérgicas predominantemente cutâneas podem ocorrer. Há descrições raras de choque anafilático. Também se descreve como raridade, depressão mental e nefrite instersticial. Alterações das enzimas hepáticas são referidas em casos isolados, o mesmo ocorrendo com a síndrome de Stevens – Johnson.
Denominação genética – Pantoprazol sódico
Comercialização Exemplificada – Pantozol (Altana Pharma), Pantoprazol (Cinfa, EMS, Medley, Merck, Nature’s Plus, Eurofarma).

 
Veja também:

- Cimetidina
- Esomeprazol
- Lansoprazol
- Omeprazol
- Pantoprazol
- Rabeprazol
- PPIs + Antibióticos (Erradicação do Helicobacter pylori)
- Ranitidina
- Hidróxido de Alumínio
- Hidróxido de Magnésio
- Sucralfato
- Metoclopramida
- Domperidona
- Bromoprida

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -