Fugesp



Bulário Fugesp

Esôfago, estômago e duodeno
Veja também:  

Omeprazol
Farmacologia básica – O omeprazol é um derivado benzoimidazólico, bloqueador de bomba protônica, inibindo a ATPase H+/ K + da célula parietal do estômago, reduzindo a secreção gástrica e sua acidez. É metabolizado pelo fígado, pelo sistema P450, interferindo, pois, com as drogas que utilizam o mesmo trajeto metabólico. É empregado por via oral.
Dosagem – É apresentado em comprimidos de 20 e 40mg utilizando-se essas doses, por dia, conforme a dependência de cada caso. Nas formas ativas e agudas, habitualmente utiliza-se 40mg/dia, permanecendo o uso de 20mg/dia para as situações que requerem manutenção.
Indicações – É indicado como parte do tratamento das úlceras pépticas, gástricas e duodenais, da esofagite de refluxo, gastrites secretoras, dispepsias ulcerosas e na síndrome de Zollinger
Ellison.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O omeprazol é de regra bem tolerado. Pode, entretanto, ocasionar cefaléia, diarréia, erupções cutâneas alérgicas, inclusive choque anafilático. Casos raros de leucopenia são relatados. Pode interferir na libido masculina e na potência com regressão pela retirada do medicamento, o mesmo sucedendo com ginecomastia no homem. Na pessoa idosa pode determinar distúrbios neuropsíquicos. Por ser metabolizado pelo sistema P450 hepático pode interagir com drogas como diazepínicos, fenantoína, imipramina, clomipramina e varfarina, demandando monitorização pelo médico.
Denominação genérica – Omeprazol
Comercialização exemplificada – Losec (Cristalia), Omeprazol (Libbs, Medley, Teuto, Merck, EMS, Natures’s plus, Cinfa, Mepha).

 
Veja também:

- Cimetidina
- Esomeprazol
- Lansoprazol
- Omeprazol
- Pantoprazol
- Rabeprazol
- PPIs + Antibióticos (Erradicação do Helicobacter pylori)
- Ranitidina
- Hidróxido de Alumínio
- Hidróxido de Magnésio
- Sucralfato
- Metoclopramida
- Domperidona
- Bromoprida

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -