Fugesp



 Dia do Médico 18/10/2012

DIA DO MÉDICO  2012 – 18/10/2012

                   
        Dr. Shinya Yamanaka, médico.                     Dr. John Gurdon, biólogo.
 
 
A FUGESP presta homenagem no dia do médico 2012 ao Dr. Shinya Yamanaka, prêmio Nobel de Medicina em 2012, compartilhando o prêmio com o notável cientista e biólogo, Dr. John Gurdon.
 
Prestar homenagem no dia do médico a um médico cientista que ganha prêmio Nobel?
 
Não será absurdo e desnecessário em vista do valor mundial expresso pelo prêmio Nobel? Não seria uma certa ingenuidade nossa?
 
Não.
 
A FUGESP quer apontar a trilha dos novos tempos, onde a distância entre as bases laboratoriais e a beira do leito é cada vez menor. Aliás, recuando o no tempo e olhando para a Medicina em São Paulo e no Brasil, foi notável o acurado exemplo  do Prof. Antonio Barros de Ulhôa Cintra que se salientou por trazer os laboratórios para dentro de sua enfermaria, pondo clínicos entre o leito e o laboratório, fosse de bancada, de microscopia, de medicina nuclear, entre outras técnicas e pesquisas que não se poderiam e, cada vez mais  não se podem afastar da beira do leito. Cumpre-se a hoje enfatizada expressão em língua inglesa: from the bench to the bedside - da bancada  à beira do leito.
 
O Dr.Yamanaka nasceu a 4 de setembro de l962, tornou-se médico pela Universidade de Kyoto e tem, portanto, 50 anos ! Inicou sua carreira como cirurgião ortopedista, na qual não se sentiu muito a vontade. Percorreu outros caminhos médicos e encontrou-se com o laboratório, sempre visando o paciente! De fato, vejamos suas próprias palavras, ao receber o prêmio Nobel e reproduzidas pelo jornal Estado de S.Paulo de 9 de outubro de 2012:
 
“Vou trazer essa tecnologia para as clínicas. Quero ajudar o máximo possível de pacientes. Comecei minha carreira há 25 anos como cirurgião, mas não sou tão talentoso. Então decidi mudar das clínicas para os laboratórios. Mas ainda me sinto um médico, então quero ajudar meus pacientes”.
 
Seu grande feito foi demonstrar que células já maduras podem voltar à potencialidade das células pluripotentes, embrionárias ou “stem cells” ou células tronco, que dão origem a todos os tecidos. Onde chegará essa conquista no campo clínico?
 
Nada se diga por enquanto. É o futuro, já começado, da Medicina do  século XXI.
 
O Dr. Shinya Yamanaka foi precedido pelo extraordinário biólogo inglês John Gordon cuja publicação básica para a futura pesquisa do Dr. Yamanaka, ocorreu em l962, quando Yamanaka nascia.
 
Poderia a Medicina estar afastada de suas bases?
 
Não poderia e não pode.
 
Homenageando a vocação médica do Dr. Shinya Yamanaka a FUGESP cumprimenta todos os médicos em seu dia, que estudam e trabalham em todas as direções da ciência e vêm nascer um novo gigantesco passo da medicina, na qual as bases estão na ponta.
 
A vocação médica legítima é uma expressiva variante de amor à humanidade.
 
(texto de Antonio A. Laudanna)  
 
News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -