Fugesp



  Tópicos Sobre Estresse Oxidativo

TÓPICOS SOBRE ESTRESSE OXIDATIVO

 
 Estresse Oxidativo     A vitamina C é o ácido ascórbico, sendo essa vitamina de grande valor anti-oxidativo. Anti-oxidativo quer dizer que bloqueia grande parte do estresse oxidativo. Radicas químicos livres podem lesar os próprios tecidos da pessoa e nisso consiste o estresse oxidativo. Linus Pauling foi prêmio Nobel em 1954 por ter estudado essas propriedades da vitamina C. Vê-se ao lado a estrutura química da vitamina C.
  
Estresse OxidativoLegumes, frutas e verduras são fontes de vitaminas, de sais minerais e de oligoelementos indispensáveis ao organismo. As vitaminas regulam o metabolismo e têm papel anti-oxidativo entre outras funções.
Ficam lembradas a vitamina A, em grande parte proveniente do beta-caroteno e a vitamina E que é o alfa-tocoferol.  A deficiência vitamínica tem evidência história na viagem de Vasco da Gama em 1497, ocasião em que dobrou o cabo da Boa Esperança. A carência de cítricos a bordo desencadeou surto de escorbuto na tripulação de 160 pessoas, das quais 100 faleceram de escorbuto, que é a deficiência máxima de vitamina C.
 
Estresse OxidativoAo lado uma foto de beleza. O aspecto multicolorido é diretamente proporcional à oferta que a Natureza nos dá de vitaminas, sais minerais e outras riquezas de nutrição. É importante comer de tudo, variadamente e de todas as cores. A desnutrição é acentuada nos alcoólatras que devem ser particularmente suplementados pela boa oferta alimentar.
 
Estresse OxidativoEsse arbusto em flor, pertencente ao nosso Ibirapuera terá efeito anti estresse oxidativo?  Talvez até tenha, mas antes disso tem efeito anti-estressante para o espírito. É preciso aprender a olhar para fora e para dentro de nós.
 
 
News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -